Causas da Calvície
São muitos os fatores que contribuem para a queda do cabelo e para a calvície: as bactérias ou fungos no couro cabeludo, a deficiente nutrição, os desequilíbrios hormonais e as doenças crónicas são alguns deles.
Em muitos casos, a queda de cabelo é causada por uma combinação de vários fatores, mas o fator genético é o mais determinante, verificando-se em cerca de 95% dos homens afetados, tal como em milhares de mulheres. .
Mitos & Verdades sobre o cabelo e a calvície
A CALVÍCIE NÃO É CAUSADA POR:
- Usar chapéus, gorros ou capacetes;
- Lavar o cabelo todos os dias;
- Lavar pouco o cabelo (poros entupidos);
- Secar mal o cabelo;
- Pintar o cabelo ou fazer permanentes.
NÃO VAI DEIXAR DE TER QUEDA DE CABELO SE:
- Lavar o cabelo com cerveja;
- Lavar o cabelo com champô antiqueda;
- Tomar vitaminas;
- Rapar o cabelo de vez em quando;
- Massajar o couro cabeludo;
- Lavar menos vezes o cabelo.
ALGUMAS VERDADES SOBRE O CABELO:
- A calvície é hereditária;
- As tranças de raiz (tipo “afro”) podem provocar alopécia de tração;
- O uso de gel é prejudicial ao cabelo;
- O uso de condicionador é importante após a lavagem;
- Os cabelos ficam mais oleosos com banhos muito quentes;
- A febre e determinados medicamentos favorecem a queda do cabelo;
- O cabelo cresce mais depressa no Verão e cai mais no Outono.
Ciclo de Crescimento e perda de cabelo
Unidades foliculares
O cabelo emerge do couro cabeludo em unidades foliculares, cada uma contendo até quatro cabelos, sendo que, em média, 20% contém apenas um, 45% contém dois, 30 % contém três e 10% contém quatro cabelos. Essa proporção varia de pessoa para pessoa e de acordo com a idade.
Ciclo de crescimento do cabelo
Todos os cabelos do corpo passam por ciclos de crescimento, repouso e queda. O cabelo inicia o seu ciclo de vida pela Fase Anagénica (crescimento), crescendo 1 a 2 cm por mês na cabeça, durante 2 a 6 anos, sendo este ciclo mais longo nas mulheres do que nos homens. Nos outros locais do corpo, o cabelo tem fases de crescimento mais curtas e, por isso, os pêlos nunca atingem o comprimento dos cabelos da cabeça.
Segue-se a Fase Catagénica (repouso), que dura 2 a 6 semanas, na qual o cabelo começa a querer soltar-se do folículo.
Por último, vem a Fase Telogénica (perda de cabelo), na qual os cabelos caem e as raízes permanecem em descanso por 2 a 4 meses. Neste período, o cabelo é empurrado para fora do folículo, já que um novo cabelo está a nascer, dando início, novamente, à Fase Anagénica.
Densidade Capilar
A densidade capilar é um dos fatores com mais variantes aquando da avaliação do cliente para um eventual transplante capilar, sendo determinante para definir a quantidade de cabelo a transplantar.
Normalmente, a densidade média situa-se entre os 100 e os 140 cabelos por cm2, pelo que um transplante com 60 cabelos por cm2 proporciona um aspeto similar ao que a pessoa tinha no passado.
Se a pessoa, nas suas zonas occipital e temporal, ou seja, na zona doadora tiver cabelo forte, bem escuro, consistente e, eventualmente, ondulado, consegue com um menor número de cabelos obter melhores resultados. Pelo contrário, se o seu cabelo é fino, louro, fraco e a sua área doadora estiver a ficar cada vez mais reduzida, apenas vai ser possível resolver parcialmente o seu problema. Não nos podemos esquecer que a área doadora é limitada, tendo entre 4.000 e 7.500 unidades foliculares disponíveis, ou seja, de 5.500 a 15.000 cabelos, facto que limita o efeito de qualquer transplante capilar.
Perda de Cabelo
Diariamente, perdemos 50 a 100 cabelos mas, felizmente, a maior parte desse cabelo volta a crescer, pois os folículos permanecem intactos e saudáveis.
No entanto, sendo verdade que é necessário que a queda ou perda de cabelo atinja 50% do número total de cabelos para que seja perceptível ao olho humano, também é verdade que só necessitamos de metade da densidade original para o cliente ficar com o mesmo aspeto do passado.